sábado, 22 de outubro de 2016

A Conquista da América na Visão dos Indígenas

Proposta de atividade para 7° anos da E.M.E.F Miguel Couto, de Nova Santa Rita-RS.

Devido à visão eurocêntrica da História, por muito tempo se ignorou que a conquista da América é um fato que possuí visões diversas. Sabendo disso, uma pergunta se faz necessária: se você fosse um ameríndio do século XVI, como narraria a chegada dos europeus ao continente?

Eu sou um dos poucos que sobrou da guerra....os espanhóis têm armas de fogo, cavalos e exércitos. Minhas únicas armas são flechas. Quando os espanhóis chegaram, inventaram histórias que causaram guerras internas. Muitas contadas por Hernán Cortez, homem que dizimou vários povos. Agora que Francisco Pizarro chegou também há grande dizimação. Hoje vivemos fugindo. Eu consegui pegar algumas armas de fogo, mas guardo a munição em caso de necessidade. Houve uma batalha sangrenta onde tivemos muitas baixas e fomos obrigados a recuar. Eu queria fortalecer com outras tribos, mas todo mundo é cabeça dura...agora já posso ouvir o galope do cavalo que vem chegando muito rápido. Caso morra, quero que minha carta seja lida e pensada pelo futuro índio que me substituirá.

Texto adaptado de Ruan Peres Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário