quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Glossário- Guerras Mundiais e Revolução Russa

a) Neocolonialismo: processo imperialista de expansão territorial e cultural que foi desenvolvido pelas potências europeias sobre a África e a Ásia. Este processo, desencadeado pela segunda fase da Revolução Industrial, levou os países europeus a procurarem mercados para a produção excedente em outros países.
b) Belle époque: Período da história cultural europeia que vai do último quartel do século XIX até a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Por trás dos conflitos entre os países europeus, o período é marcado como uma época de ouro de grande produção artística e cultural.
c) Tríplice Aliança: acordo militar entre Itália e os Impérios Alemão e Austro-húngaro. Foi formada em 1882. Um ano após estourar a Primeira Guerra Mundial, em 1915, a Itália mudou de aliança e passou a combater ao lado Tríplice Entente.
d) Tríplice Entente: aliança militar formada entre França, Império Russo e Reino Unido. Ao fim da Primeira Guerra Mundial os EUA entraram no conflito ao lado da Entente e foram decisivos para a vitória desta.
e) Guerra das Trincheiras: Período mais letal da Primeira Guerra Mundial na frente ocidental. Recebeu este nome pela técnica de combate adotada: os soldados abrigavam-se em grandes trincheiras cavadas por eles mesmos.
f) Tratado de Versalhes: oficializou o fim da Primeira Guerra Mundial em 1919. O Tratado impôs pesadas penas à Alemanha, fazendo com que o país perdesse partes de seu território e suas colônias ultramarinas, além de obrigar a redução do exército.
g) Liga das Nações: Criada após o término da I Guerra Mundial, era uma organização internacional onde os países pretendiam mediar conflitos, mantendo, assim, a paz e a ordem no mundo.
h) Sovietes: surgidos na Rússia em 1905, eram conselhos formados por operários, soldados e camponeses que lutavam por condições de vida mais dignas. Foram atores atuantes na Revolução Russa de 1917.
i) Domingo Sangrento: massacre ocorrido na Rússia em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petesburgo. Manifestantes que exigiam soluções para os problemas do país ao czar Nicolau II foram massacrados.
j) Mencheviques: significa representantes da minoria. Trata-se de uma facção do movimento revolucionário Russo. Dissipou-se do Partido Operário Socialdemocrata Russo no segundo congresso do partido, quando Martov descordou da ideias de Lênin, líder Bolchevique.
l) Bolcheviques: significa representantes da maioria. Trata-se de uma facção do movimento revolucionário Russo. Dissipou-se do Partido Operário Socialdemocrata Russo no segundo congresso do partido. Tem como principal líder Vladimir Lênin.
m) Duma: assembleia legislativa do Império Russo que era convocada sempre que o país encontrava-se em crise, como é o caso das revoluções de 1905 e 1917. O czar tinha o poder de dissolver a Duma e convocar novas eleições sempre que quisesse.
n) Exército branco: força política e militar russa que se opôs aos Bolcheviques na Revolução de Outubro de 1917. Teve como principais líderes os generais Kornilov e Dernikin.
o) Exército Vermelho: exército criado por Trotsky, líder Bolchevique, para defender o governo de Lênin durante a Guerra Civil Russa (1918-1921). Era o opositor do Exército branco, comando pela oposição política, os Mencheviques.
p)Nazismo: regime instaurado na Alemanha em 1934 por Adolf Hitler. Foi a versão extrema do fascismo italiano de Benito Mussolini. Entre os fundamentos nazistas estão o nacionalismo, o imperialismo e o racismo.
q) Antissemitismo: é o preconceito ou ódio injustificado e gratuito contra judeus e tudo que está relacionado a este povo, como sua crença e sua cultura. Foi umas das características mais marcantes do nazismo alemão.
r) Holocausto: Foi o assassinato massificado de judeus (acredita-se que em torno de seis milhões) realizado pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em hebraico, a palavra significa catástrofe.
s) Schutzstaffel: organização paramilitar existente durante a Alemanha Nazista. Edificada na ideologia nazista, a organização foi a responsável por comandar muitos dos crimes contra a humanidade cometidos durante a II Guerra Mundial. Também conhecida pela sigla SS.
t) Arianismo: crença sustentada pela ideologia nazista. A raça ariana seria superior às demais e deveria ser propagada para o mundo. O termo ariano, em sua origem, significa nobre, em uma clara visão de que esta etnia era superior as demais.
u) Fascismo: regime autoritário criado na Itália por Benito Mussolini após o término da I Guerra Mundial. No poder, Mussolini dirigiu um governo autoritário, proibindo partidos políticos e sindicatos não fascistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário